Plasma Autólogo Condicionado (ACP®)

Fatores de crescimento 100% naturais 
– sem substâncias sintéticas

O Plasma Autólogo Condicionado (ACP®) é uma substância obtida diretamente através do plasma sérico que circula no nosso corpo.

As plaquetas são componentes do sangue responsáveis por estancar hemorragias e iniciar, dessa forma, o processo de cicatrização e regeneração.

Há alguns anos descobriu-se que o ACP possui propriedades regenerativas, pelo que começou a ser utilizado em certas áreas da medicina como a ortopedia e a reumatologia para auxiliar a recuperação dos tecidos do nosso corpo.

Mais recentemente, as técnicas de obtenção deste plasma foram melhoradas, conseguindo-se obter cada vez maiores concentrações dos chamados “fatores de crescimento“.

São estes fatores de crescimento presentes no plasma do sangue que, ao serem aplicados na pele, atuam como um nutriente natural que promove a saúde e regeneração da pele.

O ACP obtém-se através de uma técnica especial de centrifugação de uma amostra de sangue da própria pessoa.

Este sangue é sujeito a um processo de rotação veloz, o que faz com que o plasma se separe dos restantes componentes do sangue, como por exemplo, das hemácias (que dão a cor vermelha ao sangue).

Os componentes mais pesados do sangue acumulam-se no fundo do dispositivo médico, deixando mais à superfície as plaquetas e os fatores de crescimento.

O plasma obtido com a tecnologia ACP® dos laboratórios Arthrex® é extremamente puro, não tendo quaisquer contaminantes artificiais (como anticoagulantes sintéticos, habitualmente utilizados em outras técnicas de obtenção de plasma).

Apresenta, também, uma característica especial que é conseguir excluir significativamente outros elementos (como glóbulos brancos) que aumentam processos inflamatórios.

O seu médico recolhe 15 ml do seu sangue para isolar as plaquetas (trombócitos).

É utilizado um dispositivo médico estéril, especial, completamente fechado, e uma centrífuga específica para este tipo de procedimento.

O médico faz uma injeção no local de tratamento (por ex. rosto, olheira, couro cabeludo) para estimular os processos de regeneração naturais do corporal.

As plaquetas contêm fatores de crescimento que promovem a produção de substâncias de preservação celular, incluindo colagénio e ácido hialurónico.

A forma como as plaquetas fecham e encorajam a cicatrização estimula a regeneração e o metabolismo celular.

Primeira vantagem deste método:
É uma substância corporal autóloga (da própria pessoa), por isso mais segura e bem tolerada que outras técnicas de infiltração, preenchimento ou rejuvenescimento cutâneo e capilar.

Segunda vantagem:
Aparência de beleza natural, sem criar efeito “insuflado” artificial que por vezes pode ocorrer com outros métodos (por exemplo, com certos tipos de ácidos hialurónicos).

Terceira vantagem:
Efeito gradual – os melhores efeitos apresentam-se, habitualmente, dentro de um a dois meses após o tratamento, podendo durar 9 meses a 18 meses (dependendo dos hábitos de vida e da estrutura dos tecidos de cada paciente).

Quarta vantagem:
Rápido e simples (demora cerca de 30 minutos a obter-se e a ser aplicado), sendo praticamente indolor e podendo utilizar-se creme anestésico tópico para maior conforto.

Quinta vantagem:
Possibilidade de combinação de diversos tratamentos. Por exemplo, o ACP pode ser combinado com técnicas de indução percutânea de colagénio (e.g., micro agulhamento), hidratação médica profunda com ácido hialurónico, polirrevitalizantes, antioxidantes e suplementação para crescimento e fortalecimento capilar. Todas estas combinações potenciam os seus efeitos, complementando-se e oferecendo resultados mais eficazes e duradouros.

Existem diversos estudos sobre o ACP nos contextos ortopédico, reumatológico e da dermatologia estética, realizados por médicos e cientistas de universidades de prestígio, publicados em revistas e jornais médicos de elevada reputação.

Por exemplo:
https://clinicaltrials.gov/ct2/show/NCT03889925
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/25474300
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC5651639/

O preço de cada tratamento varia consoante os objetivos e quantidade de sessões necessárias ou de plasma a ser utilizado.

Para saber os preços, visite a página do nosso site correspondente ao tratamento que tem maior interesse para o seu caso (clique na opção desejada):

Agende Online