Toxina Anti Rugas
O sistema médico anti rugas mais utilizado no mundo
A toxina tem sido utilizada para tratamento de rugas de expressão, sorriso deprimido, e também para tratamento de hiperidrose palmar e ou axilar (excesso de suor).
O efeito começa 24 horas após a aplicação e é bem notável ao final de 3 dias.
Apesar da toxina ser amplamente conhecida na sua utilização cosmética em injeções intramusculares para a redução de rugas faciais, outra das suas principais aplicações é no uso terapêutico de doenças musculares.
Este medicamento atua sobre os recetores nervosos musculares, inibindo-os e, como resultado, o músculo relaxa e as rugas da pele esbatem-se naturalmente.
O que é e como atua?
Os medicamentos existentes são baseados numa neurotoxina, produzida pela bactéria clostridium botulinum.
A clostridium botulinum é uma bactéria anaeróbia, que em condições apropriadas à sua reprodução (temperatura de 10°C, sem oxigénio e com um certo nível de acidez), cresce e produz sete sorotipos diferentes (A, B, C1, D, E, F e G).
Dentre esses, o sorotipo A é o mais potente.
Para fins terapêuticos, é utilizada uma forma purificada, congelada a vácuo e estéril da toxina tipo A, produzida a partir da cultura da cepa Hall da bactéria clostridium botulinum.
Esta forma proporciona maior duração dos efeitos terapêuticos.
Quando aplicada em pequenas doses, bloqueia a libertação de acetilcolina (o neurotransmissor responsável por “levar as mensagens elétricas” do cérebro aos músculos) e, como resultado, o músculo não recebe a mensagem para contrair.
A ausência de contração muscular durante alguns meses (habitualmente, entre 3 e 6 meses), faz com que as rugas da pele não se formem com regularidade, produzindo um efeito de alívio das linhas e marcas que deixam no rosto.
Zonas de aplicação
O tratamento antirrugas com recurso à toxina está testado e recomendado para zonas específicas do rosto.
Estas zonas estão distribuídas pelo terço superior da cara e incluem:
- Testa (região frontal / músculo frontal)
- Glabela (região entre as sobrancelhas / músculo prócero
- Contorno lateral dos olhos (os chamados “pés-de-galinha” / porção lateral do músculo orbicular dos olhos)
Cuidados especiais
A utilização da toxina deve ser feita com cuidado, com conhecimento da anatomia da face. Embora seja um tratamento seguro (os efeitos desaparecem naturalmente ao final de algum tempo), a aplicação excessiva de toxina ou a sua utilização em zonas não recomendadas pode produzir efeitos “estranhos” no rosto. Por exemplo: ptose pálpebral, elevação excessiva das sobrancelhas, ausência de expressão e mímica facial, olhar “congelado”.
Como indicado, a boa notícia é que esses efeitos desaparecem naturalmente com a passagem do tempo médico (3 a 6 meses), não havendo registos de danos permanentes causados por este tipo de aplicação.
Nesta página:

Ficha técnica do serviço
Toxina Antirrugas
Objetivos:
Tratamento das rugas dinâmicas
Duração (em média):
Cerca de 30 minutos
Melhores efeitos (em média):
Ao final de 10 dias
Sessões recomendadas:
1 sessão de tratamento
1 sessão de reavaliação entre o 7.º e o 10.º dia
Duração dos efeitos (em média):
De 3 a 6 meses.
Preço por sessão (inclui reavaliação):
€ 350
Meios de pagamento disponíveis
Cartão de débito
Cartão de crédito (Visa ou Mastercard)
Numerário
MBWay